As Companhias Aéreas do Brasil

As férias estão chegando e você já começa a fazer planos de como aproveitará seu merecido descanso. Basta fechar os olhos e você já se vê em uma praia paradisíaca do nordeste do Brasil, relaxando sob o sol enquanto bebe uma água de coco. Ou então andando pelas cidades europeias, visitando seus pontos turísticos e admirando suas belezas históricas. E ainda, quem sabe, passeando pelos Estados Unidos, andando por seus locais mais agitados e badalados, enquanto aproveita para fazer compras. Mentalmente, as malas já estão sendo preparadas. Suas roupas, calçados e acessórios favoritos estão todos separados, de acordo com o que o local pede. A expectativa pelo novo toma conta de você. Já até se imagina chegando ao quarto do hotel, descobrindo restaurantes deliciosos e se encantando com a cultura local. Independente de qual seja a viagem dos seus sonhos, você não pode esquecer um detalhe fundamental: como chegará até a cidade que deseja visitar. Para destinos longínquos, não há outro meio de transporte que não sejam os aviões. Ok, claro que essa é uma questão óbvia, mas será que você está dando a devida atenção a este fator? Afinal, você passará algumas horas no ar, sem muita mobilidade. Tornar esse tempo mais agradável não é uma má ideia. Além disso, também deve ter em mente que passagens aéreas fazem parte do orçamento da viagem. Portanto, procurar por ofertas e promoções para voos é sempre uma ótima opção para economizar dinheiro, que poderá ser utilizado durante sua estadia, em algum passeio ou restaurante. Por isso, é importante pesquisar bem todas as possibilidades, incluindo as companhias áreas do Brasil. Algumas empresas fazem trajetos únicos. Outras oferecem opções de entretenimento. Há ainda aquelas que fazem parte de programas de milhagem, nos quais você acumula pontos e pode, futuramente, fazer voos gratuitos. Tenha em mente também que você deve saber como fazer pesquisas de preço para encontrar passagens aéreas baratas e economizar um bom dinheiro. Além disso, o ideal é sempre estar preparado para qualquer emergência. Por isso, a contratação de um seguro viagem é altamente recomendada, para ajudar a evitar possíveis dores de cabeça durante sua jornada. E se você já quiser ir entrando no clima da viagem, é possível acompanhar a rota dos aviões e fazer o rastreamento dos voos. São inúmeras possibilidades! Seja qual for a companhia aérea, é importante analisar bem todos os aspectos, para fazer a melhor escolha para você! Linhas aéreas como Gol, Azul e Latam são algumas das mais conhecidas em nosso país. Mas existem ainda outras tantas alternativas que podem se adequar às suas preferências. E esse é exatamente nosso objetivo: te ajudar a conhecer as linhas aéreas e o que deve ser levado em conta na hora de escolher a melhor companhia aérea para sua viagem.

 

Como escolher uma companhia aérea brasileira

A escolha de uma boa companhia aérea é fundamental para sua viagem. Acredite: ter uma boa experiência de voo ou não pode definir se essas serão as férias dos seus sonhos ou se tornar um completo pesadelo. Ninguém quer começar sua jornada passando por situações estressantes e tendo dores de cabeça. Por isso, reunimos aqui os principais fatores que devem ser avaliados no momento de escolher qual a companhia aérea brasileira é a melhor opção para sua viagem.

 

Preço

Não se pode negar que o preço é um dos maiores (se não for o maior) fator determinante quando escolhemos uma companhia aérea. Afinal, o valor de uma passagem representa uma parcela significativa do orçamento da maioria das pessoas numa viagem. Por isso, fique ligado! Voos com o mesmo destino podem apresentar preços muito diferentes, dependendo da companhia aérea. Fazendo uma rápida pesquisa, não é raro encontrar, por exemplo, a Gol Linhas Aéreas e a Latam Linhas Aéreas com voos no mesmo dia, para o mesmo lugar, com valores de 200, 400 ou até 800 reais de diferença entre si. Por isso, é importante ficar atento e sempre fazer comparações. Outro detalhe que influencia nos preços das passagens são as datas de partida e retorno. Por vezes, um único dia de diferença pode representar uma economia de centenas de reais. Se você tiver certa flexibilidade, explore todas as opções de partida e retorno para encontrar o melhor preço disponível. Porém, preste atenção a outros detalhes também! Às vezes, o menor preço pode acabar não sendo a melhor opção. Faça uma análise completa e busque também outro fator importante…

 

O custo benefício

Você já deve ter ouvido diversas vezes a expressão “o barato sai caro”. Apesar de este ser um velho dito popular, ele continua fazendo muito sentido. E na hora de escolher a companhia aérea não é diferente. Mesmo que você tenha um orçamento limitado, tenha em mente que nem sempre o preço mais baixo será a melhor alternativa para sua viagem. Se a diferença de valores entre as companhias for baixa, vale a pena analisar a fundo o que cada uma delas oferece. Pense comigo: determinada linha aérea vende uma passagem por 1500 reais para Buenos Aires. Em outra, o valor é de 1600 reais. À princípio, a primeira parece ser a melhor opção. Entretanto, ela não inclui a possibilidade de alterar a data do voo em caso de emergência. Já a segunda permite que você remarque seu embarque para outro dia. Mesmo sabendo dessa diferença, você opta pela primeira companhia. Se por alguma infelicidade você não puder voar no dia planejado em virtude de uma doença ou outro imprevisto, uma economia de 100 reais se transformará em um prejuízo de 1500 reais! Este é apenas um exemplo. Outros fatores a se considerar no custo benefício incluem o limite de bagagem que você pode carregar sem pagar taxas adicionais, a alimentação oferecida, que pode ser de melhor qualidade ou mais frequente em voos longos, e as opções de conexão ou voo direto. Veremos a seguir, em maiores detalhes, quais são os benefícios que devem ser considerados na hora de escolher a companhia aérea brasileira que se adeque ao seu perfil.

 

Alimentação

Quem não gosta de comer, não é mesmo? Todos nós adoramos fazer um lanchinho ao longo do dia. E, estando no ar, fazer uma refeição ainda te ajuda a se distrair durante o voo por pelo menos alguns minutos. É o famoso “unir o útil ao agradável”. Por isso, se você considera sua alimentação durante a viagem um item importante, deve se atentar também às opções que as companhias áreas apresentam. Por exemplo, em voos domésticos, é comum que sejam servidos apenas biscoitos, barrinhas de cereal ou amendoins. Já em alguns casos, é possível que sirvam sanduíches de frios ou similares. Algumas companhias, no entanto, não servem alimentação alguma em percursos muito curtos, como a ponte aérea Rio-São Paulo. Para destinos internacionais, a situação é diferente. Devido às longas distâncias e maior tempo de permanência dentro do avião, refeições são servidas durante a viagem. Um voo para os Estados Unidos, por exemplo, pode durar facilmente 10 horas. Assim, é comum que as companhias sirvam aos clientes três refeições, como café da manhã, lanche intermediário e almoço, por exemplo. Não há exatamente como saber de antemão o que será servido. Em geral, as linhas optam por oferecer duas opções de lanches (como hambúrgueres, wraps ou sanduíches) ou de pratos (como massa, frango ou carne bovina). E se você for alérgico a algum alimento ou for vegetariano, o ideal é avisar a companhia aérea com antecedência, pois assim eles poderão te oferecer uma opção diferenciada que atenda às suas necessidades. Esse procedimento pode ser feito no próprio site da linha aérea ou através de uma ligação para a central de atendimento.

 

Transporte de pets

Para quem quer levar consigo um animal de estimação em uma viagem, é primordial entender a política de transporte de animais da companhia aérea brasileira. Tenha em mente que dificilmente conseguirá transportá-lo com você em seu assento. O mais provável é que seu pet viaje juntamente com as bagagens. E, é claro, as companhias exigem que ele esteja com todas as vacinas e cuidados em dia, com declaração de saúde assinada por um veterinário.

 

Entretenimento

Ficar sentado por horas e horas sem fazer nada é muito desgastante, principalmente no aspecto mental. Parece até que o tempo congela e cada minuto demora uma eternidade para passar. Pensando nisso, as companhias áreas passaram a oferecer algumas alternativas de entretenimento, que ajudam os passageiros a não se sentirem tão entediados, em especial em viagens internacionais mais longas. Dentre as mais comuns estão rádios e álbuns que podem ser ouvidos em seu assento, filmes em telas coletivas ou individuais, episódios de séries, jogos e informações sobre o voo, como velocidade atual, temperatura e previsão de quanto tempo resta até chegar ao destino. Algumas companhias oferecem também serviço de wi-fi, para que os passageiros tenham acesso à internet em seus dispositivos móveis e notebooks. Entretanto, essa facilidade costuma ter um preço adicional.

 

Atendimento

Receber e tratar bem seus clientes deveria ser natural na cultura de qualquer empresa. Entretanto, nem sempre isso ocorre. Por vezes, é comum darmos de cara com funcionários não tão educados em lojas ou garçons nada simpáticos em restaurantes. E isso não é diferente dentro de um avião. É bem verdade que os comissários de bordo recebem treinamento e devem seguir os padrões estabelecidos pela companhia aérea, condizentes com os valores da mesma. Entretanto, não podemos ignorar alguns fatores, que vão desde um dia ruim do funcionário até  dificuldade de comunicação entre a equipe e um passageiro. De forma geral a educação deve imperar entre os dois lados: empresa aérea e cliente. Algumas companhias incentivam seus comissários e pilotos a serem sorridentes desde o momento em que entramos na aeronave, até o momento em que ela pousa e desembarcamos rumo ao nosso destino. Já outras prezam pela agilidade, o que muitas vezes faz com que os comissários sejam diretos e não interajam muito com as pessoas. E, convenhamos, algumas das companhias não se esforçam muito em fazer o passageiro se sentir plenamente atendido e até especial. Claro que a situação muda quando se fala de classe executiva. Neste caso, o atendimento tende a ser bastante gentil e atencioso com os passageiros, até porque tal tipo de tratamento está “incluso” no preço elevado das passagens desta categoria. Além disso, as companhias devem ser capazes de auxiliar seus clientes a resolverem problemas que tiverem após a compra de passagens aéreas e esclarecerem dúvidas sobre seus serviços.

 

GOL Linhas Aéreas

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes começou suas operações no início de 2001, a princípio realizando apenas voos domésticos. Destinos internacionais foram adicionados ao catálogo em 2004, para cidades da América do Sul. Em 2007, a empresa adquiriu outra companhia aérea brasileira: Varig. A Gol Linhas Aéreas possui, atualmente, 119 aeronaves Boeing 737 em sua frota, nas versões 700 e 800.

 

Preço e Benefícios da Gol Linhas Aéreas

A companhia foi criada com o conceito de trazer preços acessíveis aos clientes, tornando-se uma das primeiras linhas aéreas do país a trabalhar com baixo custo. Atualmente, os preços praticados para voos domésticos são semelhantes a outras companhias do mercado brasileiro. Já em voos internacionais mais longos, como por exemplo aqueles que têm Nova York como destino, os valores não são tão competitivos quando comparados às companhias do exterior. Por este motivo, a empresa fez parcerias com outras linhas aéreas, como Delta e Copa Airlines. A Gol Linhas Aéreas trabalha também com o programa de milhagem Smiles, em que o cliente acumula pontos a cada voo realizado com a companhia e suas parceiras (Delta, Air France, KLM, Aerolíneas Argentinas, Etihad, TAP, Alitalia, Copa Airlines, Korean Air, Air Canada, Aeromexico e Emirates) e pode trocar por passagens aéreas para novos destinos ou produtos do catálogo.

 

Alimentação nos Voos da Gol Linhas Aéreas

As opções de alimentação inclusas em voos da Gol Linhas Aéreas variam de acordo com a rota e duração da viagem. Para destinos nacionais, não espere muita coisa: são servidos apenas aperitivos orgânicos, como cookies integrais, biscoitos salgados e salgadinhos assados. Na famosa ponte-aérea Rio-São Paulo, as opções de alimentação dependem do horário em que o voo é realizado. Bem cedo, no período entre 6h e 9h40, o passageiro pode ser brindado com mini sanduíches, bolos, croissants e salada de frutas. Na segunda divisão de horário, entre 9h40 e 15h40, o tratamento é igual aos outros voos: biscoito e cookies orgânicos, além de salgadinhos assados para crianças. O último período vai de 15h40 as 23h. Assim como no primeiro horário, o passageiro poderá saborear croissants e mini sanduíches, ou ainda wraps, enroladinhos e pão de legumes. Independente do momento do voo, todas essas refeições acompanham uma bebida não alcóolica (café, água, suco ou refrigerante), escolhida pelo passageiro. Portanto, se você precisar fazer esse roteiro para aquela reunião de última hora, tente pelo menos sair bem cedo rumo ao seu destino e retornar em um voo após às 16h para garantir um café da manhã e um lanche da tarde mais encorpados. Vale ressaltar que a companhia define quais opções oferecerá aos clientes, portanto não espere encontrar todas estas alternativas em um único voo. Já nos voos internacionais, a alimentação da Gol Linhas Aéreas é servida baseada no tempo total dos trajetos. Para voos muito curtos, de até 50 minutos, a classe econômica não recebe nenhuma opção de alimentação inclusa. Para voos curtos, entre 50 minutos e 3h30, são servidos sanduíches de frios, com direito à escolha de uma bebida não alcoólica. A classe Premium recebe um lanche quente, acompanhado de frutas ou sobremesa, além de bebidas. No voos médios, entre 3h30 e 5h, é servida uma refeição fria (como salada ou massa fria), geralmente acompanhada de pãozinho, sobremesa ou frutas, juntamente com bebida não alcoólica. Passageiros Premium têm direito a uma refeição quente com salada, pãozinho, sobremesa ou frutas, além de qualquer bebida. Os voos mais longos, que ultrapassam 5h de duração, oferecem duas ou mais refeições, incluindo refeições quentes, saladas, sanduíches frios, frutas e sobremesas, além das bebidas não alcoólicas. A classe Premium recebe as mesmas opções, juntamente com lanche quente e bebidas alcoólicas.

 

Transporte de Pets na Gol Linhas Aéreas

A política da Gol Linhas Aéreas permite que cães e gatos sejam transportados na cabine, juntamente com o tutor, em voos domésticos e internacionais, desde que sejam respeitados os seguintes requisitos: – Idade mínima de quatro (4) meses; – Peso máximo de 10kg, incluindo a caixa de transporte; – Caixa de transporte deve atender aos requisitos de segurança e cuidados com animais; – O animal deve permanecer dentro da caixa enquanto estiver na sala de espera, dentro da aeronave e na sala de desembarque; – Atestado sanitário e carteira de vacinação em dia para voos nacionais. Para voos internacionais, é necessários apresentar os dois documentos e o Certificado Veterinário Internacional (CVI).

 

Entretenimento nos Voos da Gol Linhas Aéreas

A Gol Linhas Aéreas permite que seus passageiros utilizem notebooks, tablets e smartphones a qualquer momento dentro de suas aeronaves, desde que os mesmos estejam configurados para funcionarem em “modo avião”. Desde 2016, a companhia passou ainda a disponibilizar wi-fi em algumas aeronaves, o Gol Online. Os passageiros têm duas opções. A primeira é navegar como quiserem em seus dispositivos móveis, mediante pagamento de taxas por hora utilizada. A segunda é gratuita, conectando-se à rede da aeronave e acessando o aplicativo Gogo Entertainment em seu dispositivo, para visualizar o catálogo de filmes, séries e programas de TV disponível.

 

Atendimento da Gol Linhas Aéreas

No site da companhia, você consegue acessar a central de atendimento da empresa para esclarecer dúvidas, fazer o acompanhamento de bagagens extraviadas, fazer seu check-in com antecedência e solicitar algum serviço adicional, como transporte de animal, alimentação diferenciada (para veganos, celíacos, diabéticos etc.) e assistência para deficientes, idosos, gestantes ou pessoas com crianças de colo. A Gol Linhas Aéreas ainda tem um diferencial online: a Gal, uma assistente virtual configurada para ajudar a esclarecer suas dúvidas sem precisar contatar um atendente. Telefone SAC: 0800 704 0465

 

Azul Linhas Aéreas

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras foi fundada em 2008, por David Neeleman, que ainda hoje permanece como seu CEO.  Quatro anos mais tarde, uma fusão com a TRIP, companhia do interior de São Paulo. Após a incorporação da nova empresa, a Azul Linhas Aéreas passou a ser a companhia aérea brasileira com o maior número de destinos oferecidos, atualmente superior a 100. Entretanto, apenas seis deles são internacionais: – Buenos Aires, na Argentina; – Montevidéu, no Uruguai; – Punta del Este, no Uruguai; – Miami, nos Estados Unidos; – Orlando, nos Estados Unidos; -Lisboa, em Portugal. A companhia realiza seus voos em aeronaves Embraer, modelos 190 e 195, e Airbus modelo A320 em destinos mais longos. Sua principal base de atuação é o aeroporto de Viracopos, na cidade de Campinas, além de ter um centro de operações de destaque em Belo Horizonte.

 

Preço e Benefícios da Azul Linhas Aéreas

A Azul Linhas Aéreas atua com preços semelhantes à média do mercado. Em voos diretos, seus valores gerais são um pouco acima de concorrentes diretos, como a Gol Linhas Aéreas. Entretanto, em destinos que passam próximos às suas bases de operações, a companhia costuma realizar paradas e conexões, o que deixa os preços de suas passagens mais acessíveis. Portanto, fique atento a esse detalhe. Um voo com uma única parada feito pela Azul pode sair mais de 200 reais mais barato do que um semelhante de outras companhias. Assim como as demais companhias, a Azul Linhas Aéreas possui seu próprio programa de milhas, denominado de Clube Tudo Azul. Neste programa de vantagens, o cliente acumula pontos ao fazer voar tanto com a própria Azul, quanto com seus parceiros aéreos TAP e United. Além disso, também é possível acumular milhas ao utilizar serviços ou realizar compras com outros parceiros, principalmente bancos. A pontuação pode ser posteriormente trocada por passagens aéreas para diversos destinos.

 

Alimentação na Azul Linhas Aéreas

Nos voos domésticos, a Azul Linhas Aéreas oferece snacks como alimentação. Dentre as opções, estão biscoitos, bolinhos, cookies, chips e goiabinhas, além de maçã. Acompanham ainda bebidas não alcoólicas (água, café, suco ou refrigerante). O destaque da companhia é que os lanches são ilimitados, ou seja, o passageiro pode escolher mais de uma opção caso queira. Em voos internacionais, o cardápio é mais recheado. São servidos pratos quentes, como massa ou carne, acompanhados de salada, sobremesa e bebida não alcoólica na classe econômica. Já na executiva, as opções são mais sofisticadas, incluindo pratos de diferentes gastronomias, acompanhados por sopa, variedade de pães, salada, aperitivos e sobremesa, além de bebidas, incluindo alcoólicas.

 

Transporte de Pets na Azul Linhas Aéreas

A Azul Linhas Aéreas permite o transporte de animais na cabine junto ao seu tutor em voos domésticos, desde que os seguintes requisitos sejam atendidos: – O transporte só é feito para cães e gatos; – Os animais devem ser transportados em containers adequados para transporte, respeitando regras de segurança e bem-estar dos mesmos; – O peso somado do animal e da caixa de transporte não pode ultrapassar 5kg; – O animal deve estar limpo e saudável, sem odores fortes; – Atestado sanitário e carteira de vacinação em dia para voos nacionais. Para voos internacionais, é necessários apresentar os dois documentos e o Certificado Veterinário Internacional (CVI). Atualmente, a Azul não aceita transporte de animais em voos internacionais, seja na cabine ou no porão, junto com as bagagens.

 

Entretenimento nos Voos da Azul Linhas Aéreas

A Azul Linhas Aéreas oferece opções interessantes para os passageiros se distraírem enquanto estiverem em suas aeronaves. Em voos nacionais, a empresa proporciona aos clientes, de forma gratuita, programação ao vivo de TV por assinatura, em uma parceria realizada junto à Sky, em telas acopladas ao assento da frente. Já em voos internacionais, as telas touchscreen apresentam filmes, séries e programação musical, que podem ser acessadas a qualquer momento. Além disso, a empresa também oferece o aplicativo Azul Play. Os passageiros podem baixá-lo em seus dispositivos móveis e conectarem através de uma rede wi-fi dentro do avião, para terem acesso ao catálogo de filmes e séries da empresa.

Atendimento da Azul Linhas Aéreas

No site da companhia, você consegue acessar a central de atendimento da empresa para esclarecer dúvidas, fazer seu check-in com antecedência e encontrar informações para algum serviço adicional, como transporte de animal, bagagem especial, alimentação especial (para veganos, celíacos, diabéticos etc.) e assistência para deficientes, idosos, gestantes ou pessoas com crianças de colo. Telefone SAC (regiões metropolitanas): 4003 1118 Telefone SAC (demais regiões): 0800 887 1118

 

Latam Linhas Aéreas

A Latam Linhas Aéreas começou a ser formada em 2010 e concluiu a fusão das companhias Tam Linhas Aéreas, de origem brasileira, e LAN Airlines, de origem chilena, no ano de 2012. Porém, somente em 2016 as empresas passaram a atuar como uma só marca. A Latam Linhas Aéreas possui a maior frota de aeronaves do Brasil, distribuídas entre modelos de Airbus (A319, A320, A321 e A350) e Boeing (767 e 777). A companhia também detém o maior número de voos realizados no país por ano e maior número de passageiros atendidos. A empresa também possui o maior número de destinos internacionais dentre as companhias brasileiras, com voos para quase todos os países da América do Sul (Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Chile, Bolívia e Colômbia), além de apresentar opções para as grandes cidades dos Estados Unidos (Boston, Nova York, Las Vegas, Miami, Orlando) e principais países da Europa (Espanha, Alemanha, França, Inglaterra e Itália).

 

Preço e Benefícios da Latam Linhas Aéreas

Os preços praticados pela Latam Linhas Aéreas se destacam no âmbito nacional, oferecendo valores semelhantes ao mercado ou até um pouco abaixo em voos que conectam as grandes capitais brasileiras. Já em voos internacionais, os preços são competitivos para destinos na América do Sul, em especial Argentina e Uruguai. Entretanto, quando a viagem é para os Estados Unidos ou Europa, as taxas cobradas são bem maiores que de companhias do exterior e pouco competitivas. A empresa possui o Latam Fidelidade como programa de milhagem, que funciona integrado à outra empresa de milhas, a Multiplus. Os pontos podem ser obtidos através de voos realizados com a Latam Linhas Aéreas, com suas parceiras que compõem a aliança Oneworld (como American Airlines, British Airways, Iberia, Qatar Airways, Japan Airlines, dentre outras) ou ainda em compras de produtos e serviços que façam parte do programa Multiplus. Os pontos podem ser revertidos em passagens aéreas ou produtos do catálogo Multiplus.

 

Alimentação na Latam Linhas Aéreas

A Latam Linhas Aéreas oferece opções de alimentação de acordo com o tipo de voo e sua duração. Em voos domésticos: – Até 2h: snacks assados e bebidas não alcoólicas; – Entre 2h e 3h: biscoito salgado, queijo e bolinho ou biscoito doce, e bebidas não alcoólicas; – Acima de 3h: sanduíche de frios e bebidas não alcoólicas. Em voos internacionais, os cardápios são mais vastos: – Voos de até 3,5h: sanduíche, muffin, snacks e bebidas não alcoólicas na classe econômica. Já a classe executiva recebe um salgado assado, frutas e frios em voos pela manhã, ou pratos frios, com queijos, salada e sobremesa em voos à tarde ou à noite; – Voos entre 3,5h e 7h: no café da manhã é servido um prato principal (que pode ser omelete, panqueca, croissant), uma porção de frutas e bebida não alcoólica. Para o almoço ou jantar, o passageiro escolhe entre duas opções de pratos quentes, acompanhados de sobremesa e bebida não alcoólica. Na classe executiva, o café da manhã acompanha um salgado assado adicional, enquanto o almoço ou jantar vem acrescido de uma salada; – Voos acima de 7h: para os trajetos mais longos, são oferecidas refeições de gastronomia internacional, que envolvem saladas e proteínas na classe econômica. Para a classe executiva o menu é bastante extenso, com café da manhã personalizado com diversas opções de salgados e doces, e almoço ou jantar com salada, entrada, três opções de prato principal e três opções de sobremesa.

 

Transporte de Pets na Latam Linhas Aéreas

A Latam Linhas Aéreas permite que animais sejam transportados na cabine acompanhando seu tutor, desde que sejam respeitados os requisitos: – Transporte válido apenas para cães e gatos; – O animal deve ter, no mínimo, oito semanas de vida em voos domésticos ou quatro meses em voos internacionais; – A soma de peso entre o recipiente de transporte e o animal deve ser de, no máximo, 7kg; – O transporte deve ser feito em recipientes adequados, que garantam a segurança e o conforto do animal e das pessoas ao redor, e não pode conter rodinhas em sua parte inferior; – Animais podem acompanhar os tutores apenas em cabines econômicas. Na classe executiva, este serviço não é válido; – Atestado sanitário e carteira de vacinação em dia para voos nacionais. Para voos internacionais, é necessários apresentar os dois documentos e o Certificado Veterinário Internacional (CVI).

 

Entretenimento nos Voos da Latam Linhas Aéreas

Em voos longos que requerem aeronaves maiores (Airbus 350, Boeing 767 ou 777), as opções de entretenimento são apresentadas em telas individuais, acopladas ao assento do passageiro à frente. A Latam Linhas Aéreas oferece conteúdo gratuito, dentre os quais estão filmes, séries, programas de TV, álbuns e singles, jogos e programação voltada ao público infantil. Além de acessar os conteúdos pelas telas touchscreen, a empresa também apresenta a Latam Entertainment, um aplicativo que pode ser instalado em dispositivos móveis e que conecta o cliente ao catálogo de programas oferecidos pela companhia.

 

Atendimento da Latam Linhas Aéreas

No site da Latam Linhas Aéreas, você consegue acessar a central de atendimento da empresa para esclarecer dúvidas, fazer seu check-in com antecedência, comprar antecipadamente um produto do catálogo de vendas a bordo e solicitar algum serviço adicional, como transporte de animal, alimentação especial (para veganos, celíacos, diabéticos etc.) e assistência para deficientes, idosos, gestantes ou pessoas com crianças de colo. Telefone SAC: 0800 123 200



_Promo USA 728x90

 

Passaredo Linhas Aéreas

Inicialmente uma empresa de transporte rodoviário, a Passaredo iniciou suas operações com voos comerciais em 1995, expandindo sua marca e dando origem à Passaredo Linhas Aéreas. Com uma frota pequena em relação às grandes companhias aéreas brasileiras, a empresa realiza apenas voos domésticos. Sua base de operações fica localizada no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. No total, são 14 cidades atendidas, nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, incluindo capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília. A frota inteira da Passaredo Linhas Aéreas é composta por aeronaves ATR 72-500, modelo capaz de transportar 68 passageiros. Devido às limitações de frota e destinos pouco explorados por outras companhias, a empresa formou parcerias estratégicas com a Gol Linhas Aéreas e a Latam Linhas Aéreas. Tal combinação, denominada codeshare, permite que as parceiras vendam e emitam passagens para destinos que não atendem com suas frotas e encaminhem os passageiros para outra companhia que realize tais trajetos.

 

Preço e Benefícios da Passaredo Linhas Aéreas

A Passaredo Linhas Aéreas proporciona preços atrativos para voos que partem da cidade de Ribeirão Preto, sede e centro de operações da empresa. Para destinos que envolvam conexões e paradas, os valores se tornam altos quando comparados às demais linhas aéreas que realizam os mesmos trajetos. A companhia não possui um programa de milhagem próprio e os trechos em que opera através de codeshare não geram pontos para programas de companhias parceiras.

 

Alimentação na Passaredo Linhas Aéreas

Devido aos trechos curtos que realiza, a Passaredo Linhas Aéreas não oferece serviços de alimentação a bordo. Apenas servem água aos passageiros.

 

Transporte de Pets na Passaredo Linhas Aéreas

A Passaredo Linhas Aéreas aceita transportar animais nas cabines das aeronaves junto de seus tutores, desde que atendam aos seguintes requisitos: – Apenas cães e gatos são transportados; – O animal deve ter mais de três meses de vida. Caso contrário, deve ser apresentada uma autorização especial de um veterinário; – A soma do peso do animal e da caixa para transporte não pode exceder 10kg; – O transporte deve ser realizado em caixas apropriadas, que sejam seguras e permitam que o pet se movimente em seu interior; – Fêmeas prenhas não podem ser transportadas; – Atestado sanitário e carteira de vacinação devem estar em dia.

 

Entretenimento nos Voos da Passaredo Linhas Aéreas

Devido ao tamanho reduzido dos aviões e dos voos de curta duração, a Passaredo Linhas Aéreas não apresenta opções de entretenimento multimídia em suas aeronaves. A companha disponibiliza uma revista de bordo para que seus passageiros tenham uma alternativa de leitura.

 

Atendimento da Passaredo Linhas Aéreas

No site da companhia, você consegue acessar a central de atendimento da empresa para esclarecer dúvidas, fazer seu check-in com antecedência, encontrar informações sobre serviços adicionais, como transporte de animais, e cotações para fretamento de aeronaves. Telefone SAC: 0800 770 3757

 

Map Linhas Aéreas

Fundada em 2011, a Map Linhas Aéreas é uma companhia aérea pequena quando comparada às demais empresas do setor. Isso não é necessariamente um problema, já que o posicionamento da companhia é atender unicamente os estados do Amazonas e do Pará, compreendendo 14 destinos diferentes, com destaque para as capitais Manaus, onde funciona seu centro operacional, e Belém. A frota é composta por aeronaves ATR, modelos 42 e 72.

 

Preço e Benefícios da Map Linhas Aéreas

Por ser regional, o grande diferencial da Map é fazer trajetos que outras companhias aéreas não realizam. Dessa forma, passageiros que precisam trafegar dentro dos estados do Amazonas e do Pará não têm muitas opções de escolha. Os preços da Map Linhas Aéreas são relativamente altos quando comparados aos valores praticados pelas demais linhas aéreas em trechos que conectam capitais próximas. Entretanto, como quase não há concorrência para os trajetos que realizam, acaba se tornando uma opção viável de transporte rápido.

 

Alimentação na Map Linhas Aéreas

Com a curta duração dos voos, a Map serve apenas biscoitos doces e salgados, além de sucos, refrigerantes e água.

 

Transporte de Pets na Map Linhas Aéreas

A Map Linhas Aéreas permite o transporte de animais de estimação junto a seus tutores na cabine, desde que sejam respeitados os requisitos: – Apenas cães e gatos são aceitos; – O animal deve ter mais de quatro (4) meses de vida; – O transporte deve ser realizado em caixas ou containers adequados para a segurança e saúde do animal; – O peso somado entre o animal e a caixa de transporte pode ser, no máximo, de 5kg; – Fêmeas prenhas ou que tenham entrado em trabalho de parto 48 horas ou menos antes do voo não podem embarcar; – O animal deve estar limpo e sem fortes odores; – Atestado sanitário e carteira de vacinação devem estar em dia.

 

Entretenimento nos Voos da Map Linhas Aéreas

Não há opções de entretenimento multimídia nas aeronaves da Map Linhas Aéreas.

 

Atendimento da Map Linhas Aéreas

No site da companhia, você consegue acessar informações sobre destinos, taxas e fretamento de aeronaves para viagens em grupo. Telefone SAC (regiões metropolitanas): 4020 1620 Telefone SAC (outras regiões): (42) 4020 1620

 

Outras Opções

Além das companhias aéreas brasileiras apresentadas, outras duas opções de linhas aéreas sul-americanas podem ser interessantes para os viajantes no Brasil. A primeira, Aerolíneas Argentinas, pode ser uma boa alternativa para voos internacionais. A segunda é a colombiana Avianca, de forte atuação tanto em território brasileiro quanto em voos para o estrangeiro. Vamos conhecer um pouquinho mais de cada uma delas.

 

Aerolíneas Argentinas: a marca forte de nossos hermanos

Tradicional empresa no mercado, a Aerolíneas Argentinas foi fundada em 1950, após o governo determinar a fusão de quatro companhias menores. Apesar de sua frota atual ter praticamente a metade de aeronaves (cerca de 60) quando comparada às frotas das grandes companhias aéreas brasileiras, a Aerolíneas Argentinas oferece voos para destinos que outras companhias da América do Sul não realizam, como viagens para  Austrália e Nova Zelândia. Por este motivo, a empresa pode se tornar opção para brasileiros que queiram ir para estes locais, saindo dos aeroportos internacionais de São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, para quem pretende viajar para Buenos Aires ou Bariloche, a Aerolíneas Argentinas apresenta alternativas de voos partindo das maiores capitais do Brasil, por valores semelhantes ou até menores que os praticados pelas companhias nacionais, com a vantagem de que a maioria é de trajetos diretos, sem qualquer necessidade de conexão. Levando em conta valores, a companhia argentina fica atrás de outras companhias estrangeiras quando o destino do viajante for os Estados Unidos ou países da Europa. Mais informações:

 

Avianca e suas opções pelo Brasil

Segunda companhia aérea mais antiga do mundo, a Avianca foi fundada na Colômbia em 1918. Parte de um grupo chamado Synergy Group está a parcela da empresa que atua no Brasil. Com centro de operações em São Paulo, Salvador, Brasília e Rio de Janeiro, a Avianca oferece diversos voos domésticos conectando as principais capitais dos estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, com preços bastante competitivos quando comparados às grandes concorrentes. A companhia realiza ainda quatro trajetos internacionais, sendo eles: Bogotá, na Colômbia, Santiago, no Chile, e Miami e Nova York, nos Estados Unidos.



Genérico 728x90

 

A Escolha é Sua

Agora que já apresentamos as companhias aéreas e quais fatores são importantes na hora de selecionar um voo, você já está pronto para analisar e escolher a melhor opção para sua viagem. Com seu destino definido, faça uma boa pesquisa de preços, veja como conseguir passagens aéreas baratas e tenha em mente as informações sobre cada companhia. Assim, você será capaz de identificar qual empresa atende de forma adequada suas necessidades. Atente-se aos detalhes e as chances de algo dar errado serão muito menores (claro que nem tudo é perfeito!). E também esteja preparado: um seguro viagem é altamente recomendado para o caso de uma emergência. No restante, aproveite sua viagem e curta muito suas merecidas férias. Bom voo!