Dicas para combater o medo de voar
Para algumas pessoas, voar não é algo natural. Quase um quarto das pessoas sofre de medo de voar. E a extensão de tal medo pode ser bastante diferente e variada. Para aqueles que não se sentem bem quando pensam em um avião ou entram nele, saibam que queremos ajudá-los através desse artigo e apresentar algumas dicas para controlar melhor esse medo.
Medo de voar não é algo que pode ser explicado racionalmente, segundo os especialistas. Há muitos motivos por trás do termo “medo de voar” e que ajudam a formar uma lista de diferentes tipos de medo que podem ser engatilhados através de uma viagem de avião. Algumas pessoas têm medo do espaço apertado dentro da aeronave, outras dos movimentos que ela faz. Muitas outras temem a altura em que ela voa e muita gente tem medo das quedas. Isso sem falar das notícias que relatam acidentes e riscos de segurança, como no recente caso do Boeing 737 MAX.
Tenha consciência da segurança desse meio de transporte
Entretanto, apesar das quedas e supostos riscos envolvidos, o avião ainda é o meio de transporte mais seguro que existe. Obviamente, essa declaração não é o bastante para acalmar a maioria das pessoas que têm medo de voar. Mas esse fato pode ajudá-las a se tranquilizarem um pouco. E não são apenas revistas técnicas e estatísticas que revelam isso. Reportagens de importantes canais de televisão também podem auxiliá-las a obter uma visão geral dessa questão relacionada aos voos.
Além disso, você também pode se conscientizar sobre o tema em um aeroporto e dentro do próprio avião, onde a equipe de bordo sabe exatamente o que fazer, já que voar é uma rotina para seus membros. Às vezes, o simples fato de olhar para o painel de voos pode ajudar a pessoa a perceber a grande quantidade de aviões que decolam diariamente do aeroporto em que está partindo e como voar se trata de algo normal. E se o medo não for vencido mesmo assim, você também pode ficar atento aos avisos de segurança dentro do próprio avião. Se ainda tiver dúvidas, a equipe do voo poderá te ajudar e até mesmo falar com os pilotos.
Lide abertamente com o medo de voar
Em nenhum dos casos você deve se envergonhar de seu medo de voar e tentar suprimi-lo. Falar sobre o medo pode ajudar. Não importa se estiver viajando acompanhado ou sozinho. Se tiver companhia, talvez se sinta melhor só pelo fato de estar perto de pessoas conhecidas. Quem estiver viajando sozinho não deve ter vergonha de falar sobre seu medo com a equipe de bordo ou demais passageiros que estivem ao seu redor. Conversar abertamente ajuda muitas pessoas a lidar com seus medos.
E também existem outros fatores que podem ajudar. Por exemplo, conversar distrai a mente e faz o tempo passar mais rápido. A distração é uma das formas de controlar o medo. Além das conversas, é possível reproduzir filmes, séries e jogos em dispositivos móveis para que você preste menos atenção no voo e se concentre em outras atividades. Algo também especialmente útil é ouvir músicas que você sabe que te fazem relaxar. Para ter o mínimo de interferência externa possível, é recomendável utilizar fones de ouvido com cancelamento de ruído.
Use recursos que reduzem o estresse
Um dos terrores para muitos que têm medo de voar certamente é a turbulência. Ela sempre pode ocorrer, seja em voos curtos de uma hora ou nos mais longos, que duram mais de dez horas. Dependendo da intensidade, ela é capaz de acabar com a distração ou com o relaxamento que a música traz. No entanto, é importante manter a calma. Turbulência é algo completamente normal e não é um sinal de perigo iminente. É importante se concentrar na respiração e se manter relaxado. E isso pode ser feito através de métodos para reduzir o estresse. Cada pessoa deve encontrar a melhor opção para si. Se estiver em dúvida, certamente uma barra de chocolate ou um chiclete podem ajudar.
Por falar nisso, comer e beber também pode ajudar a controlar o medo durante o voo. Basicamente, o recomendado é não voar de estômago vazio. Mesmo que seu voo seja bem cedo, no começo da manhã, você deve comer algo com antecedência. No entanto, se tem medo de voar, fique longe de alimentos muito gordurosos ou pesados. Eles não só não permitem que relaxe, como também aumentam a sensação de enjoo no estômago que pessoas com medo de voar costumam sentir. E o mesmo vale para as bebidas. Todos aqueles que se estressam ao pensar em um voo devem evitar bebidas com muita cafeína, como café e energéticos. Elas também aumentam a falta de relaxamento em seu corpo. O melhor é optar por chás suaves ou água.
Uma boa preparação pode diminuir a tensão
De forma geral, uma boa preparação para enfrentar o medo de voar desempenha um papel fundamental. Basicamente, o ideal é encarar uma viagem de avião da maneira mais relaxada possível. Faça suas malas com a maior antecedência que conseguir, para não entrar em pânico um pouco antes do voo e ficar se perguntando se realmente pegou tudo o que precisava. Se for viajar com crianças, tente fazer um voo antes, sozinho ou acompanhado por outro adulto. Isso fará com que se sinta mais habituado com os voos, especialmente se nunca tiver voado antes. Voos curtos sem escala podem não ser os mais baratos, mas ajudam a evitar muito estresse causado por conexões. Afinal, muitas crianças também ficam estressadas quando percebem que seus pais estão tensos ou assustados.
Devemos prestar bastante atenção até mesmo no momento da reserva do voo se quisermos combater o medo. Isso, é claro, dependendo daquilo que te incomoda. Ela deve ser feita com antecedência para que você fique consciente do que encontrará pela frente. Se tiver medo de espaços fechados, considere escolher um assento no corredor. Muitas pessoas sentem que ele é menos apertado que os lugares nas janelas ou entre outros dois assentos. Além disso, considere escolher um assento próximo das asas. Nessa posição, os movimentos do avião são menos notados pelo passageiro. E, obviamente, o conforto adicional oferecido na classe executiva ou na primeira classe pode valer a pena. Um espaço mais generoso e uma menor quantidade de passageiros ao redor faz com que muita gente se sinta melhor.
Desenvolver uma rotina mental também pode ajudar, seja ela antes da decolagem, depois da aterrissagem ou entre ambas. Por exemplo, se você estiver viajando para o Canadá, pensar nas panquecas com xarope de bordo que poderá comer após aterrissar pode te ajudar a se acalmar.
Outros recursos: medicamentos, médicos e seminários
Se você não conseguiu se convencer e se acalmar com essas dicas, ainda existem outras opções. Se não conseguir controlar seu medo ou se ele avançar para outras áreas da sua vida, como na hora de dirigir um carro, não hesite em procurar um médico e conversar com ele sobre isso. Além de ensinar técnicas especiais de respiração, o médico também pode recomendar medicamentos que ajudam a controlar o medo. Existe uma grande variedade de medicamentos, tanto herbais quanto químicos. Entretanto, você não deve recorrer a qualquer um deles. Sob a influência de certos medicamentos, as pessoas ficam tão nervosas quanto se estivessem sob os efeitos do álcool. Por isso, eles são desconsiderados em determinados casos em que o passageiro tem medo de voar. O médico ou farmacêutico é a pessoa mais preparada para te recomendar sobre possíveis incompatibilidades ou interações com os medicamentos.
Indo ainda mais além, pode ser válido participar de seminários e reuniões que abordam o medo de voar. Existem muitos tipos diferentes, que são voltados a formas específicas de medo de voar. Companhias aéreas como a Lufthansa oferecem tal tipo de seminário regularmente.
10 dicas para combater o medo
1. Tenha consciência das causas
Questione-se sobre seu medo de voar: Por que sinto isso? Como funciona um avião? Suba a bordo e enfrente seu medo.
2. Escolha o assento certo
Aqueles que sofrem com medo de voar também costumam sofrer com o que chamamos de claustrofobia (medo de locais apertados). Nesse caso, o melhor é escolher um assento no corredor. Isso faz com que você se sinta menos apertado e não tenha que olhar a altura em que o avião está, algo que poderia aumentar ainda mais a intensidade do seu medo. Atenção: como as passagens mais baratas de muitas companhias já vêm com o assento delimitado e não permitem que o passageiro realize a troca, talvez seja necessário escolher uma passagem mais cara ou pagar uma taxa adicional para ter direito de escolher.
3. Fale sobre o medo de voar
Avise o passageiro ao seu lado e a equipe de bordo sobre seu medo de voar. Não há vergonha alguma em fazer isso, pois, na realidade, muito mais pessoas sentem medo e enjoo do que admitem. Se as pessoas estiverem cientes de seu medo de voar, poderão ajudá-lo a se acalmar ou se distrair. De forma geral, também é válido ter uma conversa rápida com o outro passageiro. Quem sabe ele também não esteja se sentindo muito bem no céu?
4. Não negue seu medo, mas não se deixe levar por ele
Como em todos os transtornos de ansiedade, você não deve lutar contra seu medo de voar de forma desesperada. Em geral, isso tem justamente o efeito contrário. Seria como alguém que fala sobre sua insônia e afirma que precisa desesperadamente dormir. Portanto, o melhor a fazer é aceitar seu medo. Entretanto, não se deixe levar por ele. Imagens mentais que sugerem possíveis acidentes aéreos devem ser interrompidas imediatamente assim que surgirem.
5. Não embarque de estômago vazio
Mesmo se não estiver com fome devido aos pensamentos sobre o voo que se aproxima e ao seu medo, não embarque no avião com o estômago vazio. Faça uma força para comer algo antes de voar. Não precisa (e não deve) ser um alimento pesado. Também é importante beber o suficiente antes e durante o voo, para se manter hidratado. Bebidas que contêm cafeína, como café ou energéticos, devem ser evitadas, assim como bebidas alcoólicas.
6. Sempre respire fundo
Preste atenção em sua respiração! Inspire fundo e solte o ar durante um longo período. Isso pode te proteger contra ataques do pânico. Sente-se em uma posição ereta e mantenha os dois pés em contato com o chão.
7. Distraia-se
É mais fácil falar do que fazer, mas você deve tentar tudo o que estiver ao seu alcance, como escolher um livro ou revista para se distrair. Concentre-se no texto que estiver lendo e tente não pensar em mais nada. Ou então, brinque com uma corrente ou pulseira que estiver em seu braço. Pode parecer algo bobo, mas pode ajudar.
8. Tome medicamentos
Existem soluções leves contra o medo, como calmantes à base de valeriana ou erva de São João. Eles podem ser encontrados nas farmácias. São medicamentos que podem ajudar em casos de ansiedade moderada. Mas se você realmente precisa de algo mais forte, como Diazepam, procure primeiro orientação médica, pois tais medicamentos podem apresentar efeitos colaterais.
9. Participe de seminários sobre o medo de voar
Muitas pessoas que sofrem com altos níveis de medo de voar poderiam superá-lo através da participação em um seminário sobre o medo de voar. Tais cursos são oferecidos por muitas linhas aéreas. Neles, os pilotos relatam os bastidores de um voo e explicam, entre outras coisas, o que ocorre quando o avião balança ou quando um som “estranho” pode ser ouvido. Além disso, são aplicados exercícios de treinamento que podem ajudar a reduzir o medo de voar.
10. Voar não é uma obrigação
Se tudo isso não tiver ajudado e você não depende de voos em sua atividade profissional, é possível simplesmente desistir de voar. Existem diversos cantos do mundo onde é possível passar suas férias e que podem ser visitados com trens ou carros.
Conclusão
Medo de voar não é um assunto irrelevante, conforme indica o grande número de pessoas que são afetadas por ele. Assim, é válido falar sobre o tema para ser capaz de lidar com esse medo. Aqueles que não sofrem com níveis tão intensos podem melhorar se seguirem algumas das dicas listadas acima. No entanto, se seu medo for muito elevado, o melhor a fazer é procurar um médico para encontrar a forma mais adequada de controlá-lo. E se ainda assim continuar assustado com a ideia de voar, lembre-se que existem diversos destinos lindos que podem ser visitados sem precisar subir em um avião.
Acompanhe o voo: radar flight