Qual seguro viagem para as férias ou para um mochilão é o ideal?

 

Seguros viagem num piscar de olhos – de qual seguro viagem você precisa e quais são dispensáveis

A próxima viagem está chegando. Com toda essa ansiedade, você já parou para pensar que talvez sua bagagem esteja mais protegida que sua própria vida? Quais seguros viagem você realmente precisa para sua viagem e quais são dispensáveis – aqui você encontra nossas dicas.

Adquirir um seguro viagem não depende do tipo de viagem que você vai realizar. Não importa se são férias com sistema All-Inclusive, uma viagem individual com um carro alugado ou apenas um mochilão. Se você deseja viajar tranquilamente e sem estresse, deve considerar antes de sua viagem contra quais eventualidades você pode ou deve se assegurar. O seguro viagem certo pode protegê-lo de grandes perdas financeiras.

Obviamente, as escolhas dependem muito do país em que você vive e quais são os destinos de suas viagens.

Reuni aqui para quem cada seguro de férias faz sentido e quando eles são dispensáveis.

 

Quais seguros viagem existem?

O que você quer proteger ? Bagagem, saúde ou cancelamentos de viagem? Os seguros viagem mais importantes para as férias são:

Seguro saúde internacional (Seguro viagem contra doenças)

  • Seguro de bagagem
  • Seguro para cancelamento de viagem
  • Seguro para interrupção de viagem
  • Seguro viagem de responsabilidade civil
  • Seguro viagem contra acidentes
  • Seguro viagem de proteção jurídica
  • Seguro assistencial.

 

Seguro saúde internacional / Seguro viagem contra doenças

É extremamente necessário para um viagem internacional contar com um seguro viagem contra doenças. Dessa forma, seus gastos com médicos e hospitais ficam cobertos em locais fora do seu país de origem. Mesmo que você não queira adquirir os demais seguros viagem listados, recomendo de coração que você tenha essa apólice internacional.

Seguro internacional contra doenças faz sentido para todas as pessoas?

Eu aconselho a todos que adquiram seguro internacional contra doenças. Se você sai de férias sem um seguro internacional contra doenças, você corre o risco de arcar com todos os custos em caso de enfermidades. As seguradoras em seu país de origem geralmente não cobrem os custos em casos de danos e acidentes. E isso pode ser extremamente caro.

Apenas o transporte para casa de alguém doente ou acidentado atinge facilmente seis dígitos!
Como os seguros saúde internacionais (seguro viagem contra doenças) não são muito caros, recomendo a todos que adquiram um.

Seguro viagem contra doenças na Europa

Quando turistas entram em todos os países da União Europeia (membros do Acordo de Schengen), é obrigatório ter um seguro viagem contra doenças com uma cobertura mínima! Atualmente, o valor mínimo é de 30.000€. Se esta solicitação não for atendida,  é possível que sua entrada no país não seja permitida!

Dica: Seguro viagem do cartão de crédito
Se você comprar suas passagens aéreas com um cartão de crédito Visa, Mastercard ou American Express, em algumas ocasiões, é fornecido um seguro viagem básico. O seguro viagem Mastercard – apenas para dar um exemplo – pode cobrir o valor mínimo para os países na área de Schengen. Para saber se seu cartão de crédito inclui seguro viagem e qual é sua cobertura, entre em contato com sua operadora de cartão.
Existem muitos países ao redor do mundo onde regras similares se aplicam.

 

1. Informações importantes sobre seguros viagem contra doenças

 

1.1 Por que um seguro viagem contra doença é importante para uma viagem longa pelo mundo?

Se você mora atualmente na Europa e viaja apenas dentro da UE por alguns dias ou semanas, o padrão é que o seguro contra doenças de seu país de origem seja suficiente para cobrir gastos médicos ou estadias em hospitais. Para viagens curtas foram da Europa, é recomendável que você adquira um seguro viagem de curto prazo. Este tipo de seguro já está disponível a partir de menos de 10€ por ano e cobre tudo que você precisa.

Entretanto, se você não vive na Europa e viaja por vários meses ou anos na UE ou em qualquer outro lugar no mundo, você precisa de um seguro saúde internacional/ seguro viagem contra doenças, caso contrário você terá que pagar pelos custos médicos e hospitalares Mesmo que a desinfecção de uma pequena ferida não custe muito na Ásia, no caso de uma cirurgia de emergência ou, na pior hipótese, o transporte de volta para o país de origem, o valor muda consideravelmente ou você é obrigado a conhecer um hospital público na Indonésia. Se você tiver que pagar o atendimento do seu próprio bolso, gastará rapidamente muito dinheiro… isso não é nada bom.

Assim, você não deve subestimar o tema seguro saúde internacional/ seguro viagem contra doenças de forma alguma quando planeja sua viagem. Nós não fizemos isso e, portanto, vamos sugerir que você se certifique:

Não importa onde você resida, uma possibilidade seria entrar em contato com seu plano de saúde atual e perguntar se há cobertura para viagens internacionais ou se seria possível que essa opção fosse adicionada ao seu plano.

 

1.2 Quanto custa um bom seguro saúde internacional?

Um seguro saúde internacional é bem mais barato que a maioria dos planos de saúde particulares ao redor do mundo. Os preços costumam ser definidos pela quantidade de dias, e bons seguros apresentam valores bem baixos por diária. Isto deixa a conta bem fácil de ser paga …

Os preços não dependem só da seguradora, mas também do destino da viagem. Como os tratamentos médicos nos EUA e no Canadá são mais caros que em outros países pelo mundo, os seguros saúde internacionais para estas regiões também são mais caros.

Na maioria dos seguros viagem, é possível excluir a América do Norte da área de cobertura.
Obviamente, você pode passar nesses países como parte da viagem aérea, fazer conexões ou passar uma única noite e provavelmente estará assegurado. Entretanto, é melhor entrar em contato com sua seguradora com antecedência para ter certeza e esclarecer esta questão.

 

1.3 Até quando devo ter o seguro saúde internacional?

Os registros para a maioria dos seguros saúde internacionais podem ser feitos online e os documentos importantes do seguro podem ser enviados por e-mail. Assim, de forma geral, o seguro saúde internacional pode ser adquirido uma ou duas semanas antes da viagem.

Tenha também em mente que terá que pesquisar com antecedência qual o melhor seguro saúde internacional para sua viagem.

Importante:

A maioria dos seguros viagem devem ser adquiridos antes do início da viagem. Se você não puder comprovar que ele foi feito antes dessa data, não receberá o reembolso de seus gastos. Exceções são feitas para seguradoras que deixam explícito que os seguros podem ser adquiridos enquanto a viagem já está em andamento.

 

2. Quais critérios são importantes quando escolho um bom seguro saúde internacional?

Além de saber a taxa dos seguros, os seguintes critérios são importantes no momento de escolher um seguro para uma viagem pelo mundo:

 

Duração do seguro

Países segurados

Despesas dedutíveis

Transporte médico de retorno ao país de origem

Tratamento odontológico

Cobertura do seguro no país natal

 

 

2.1 Duração do seguro:  quanto tempo dura o seguro saúde internacional?

Como existem taxas diferentes de seguros viagem contra doenças de acordo com a duração da viagem, primeiro você deve ter em mente quantos dias ficará no exterior. Nem todos os seguros saúde internacionais podem ser estendidos.

Se você sabe que passará um ano viajando pelo mundo, então você só estará elegível para tarifas de um ano ou mais de cobertura do seguro.

 

2.2 Países segurados: O seguro saúde internacional funciona igualmente em todos os países?

O custo do seguro viagem internacional varia de acordo com cada região. Por exemplo, a cobertura do seguro para a América do Norte é muito mais cara que para outros países, pois os custos dos tratamentos são muito mais altos.

Se você escolher um seguro saúde internacional que inclua a América do Norte, você pagará esta tarifa adicional por todos os dias da viagem. Portanto, se você souber que passará poucos dias nesta região, exclua a América do Norte do seu seguro e adquira outro de curta duração que faça a cobertura, que pode ser feito já com a viagem em andamento.

Dica:

Se você quiser ficar um curto período de tempo nos EUA durante sua viagem: algumas companhias oferecem seguro saúde internacional com taxas exclusivas para a América do Norte, que permitem viajar nesta região por até 14 dias com a cobertura garantida!

 

2.3 Despesas dedutíveis – Quais são as despesas dedutíveis no seguro saúde internacional?

Para começar:

Despesas dedutíveis significam que você deve arcar com os custos de tratamentos até o valor estabelecido em contrato e a seguradora reembolsa apenas os custos que excederem esta despesa.

Alguns seguros saúde internacionais apresentam despesas dedutíveis apenas para alguns benefícios, enquanto outros têm para cada tratamento. Geralmente, são coisas pequenas que te levam ao médico – exames de dengue ou malária, desinfetar pequenas feridas – que podem apresentar despesas dedutíveis. Sendo assim, a pessoa paga pelo seguro saúde internacional e não pode utilizar nenhum benefício. Parece estupidez…

Mesmo que custos médicos sejam baixos, especialmente no sudeste da Ásia, devemos sempre ser cuidadosos em escolher um seguro saúde internacional que não tenha despesas dedutíveis no contrato.

 

2.4 Transporte médico de retorno ao país de origem: Os custos de transporte médico de retorno estão sempre cobertos pelo seguro saúde internacional?

Claro que ninguém espera precisar utilizar o seguro para um transporte médico de retorno para seu país de origem, mas é melhor sempre estar preparado para uma emergência. Caso contrário, você pode gastar todo o dinheiro de sua conta de uma só vez. Como regra, este recurso está incluído em todo seguro saúde internacional.

Este ponto em particular é importante, você pode dar uma conferida: algumas vezes, é feita uma distinção entre necessidade e sensibilidade médica de transporte de retorno.

  • Necessidade médica: Inevitável. Você é obrigado a utilizar o transporte de retorno para seu país, do contrário sua saúde/vida estará em perigo e o tratamento não pode ser realizado no local.
  • Sensibilidade médica: Você pode ser transportado de volta, porque tem um médico de confiança lá, mesmo que o tratamento possa ser feito no país que está visitando. Um simples exemplo…




2.5 Tratamento odontológico: O que acontece se eu precisar ir ao dentista?

Antes de uma viagem longa, você deve fazer uma visita de rotina ao dentista. Os seguros saúde internacionais não cobrem isso ao redor do mundo. Em geral, os tratamentos odontológicos realizados no exterior que são reembolsados são muito limitados devido aos altos custos.

Em nosso seguro saúde internacional, tomamos cuidado para ter garantidos pelo menos os seguintes serviços: tratamento odontológico para dor de dente, restauração dental simples e reparos em dentaduras em caso de acidentes.

 

2.6 Seguros saúde internacionais que podem ser adquiridos durante a viagem

Existem seguros saúde internacionais que podem ser adquiridos durante a viagem. Estes planos de saúde de seguro viagem são especialmente bons caso seu seguro não cubra a América do Norte e seu roteiro seja alterado no meio da viagem, ou se você acaba viajando por um período maior que o esperado.

Como um seguro saúde internacional de longa duração, recomendamos o seguro da World Nomads. Viajantes experientes de viagens longas têm um seguro sob medida para este público-alvo e suas necessidades.

Esta companhia oferece uma vasta gama de serviços adicionais, como proteção para bagagem, para tecnologia, contra furto, perda de passaporte, etc. Entretanto, este seguro é um pouco mais caro, seja na tarifa Standard ou Explorer. O seguro saúde internacional pode ser adquirido em casa ou durante a viagem.

Duas tarifas: Standard & Explorer

Os preços são definidos de acordo com o país de destino

Cobertura do seguro não é aplicável ao país de origem do cliente

Serviços adicionais, como proteção para bagagem, para tecnologia, contra furto, perda de passaporte

É possível montar um pacote com combinação de seguros complementares

Infelizmente, algumas informações da World Nomads são difíceis de encontrar. Como os preços variam de acordo com o país, você precisa fazer sua própria experiência com a calculadora deles e ter em mente os países de destino do seu itinerário para estimar os valores. Clique aqui para acessar a CALCULADORA

 

2.7 Seguro viagem para estudantes e au pairs

Algumas seguradoras oferecem tarifas especiais para estadias longas no exterior. As tarifas de seguros geralmente são denominadas de “Young Travel” ou similares.

 

Seguro de bagagem

Até hoje, nunca adquirimos nenhum seguro de bagagem. Por quê? Quase sempre são caros e dispensáveis. E além disso, o seguro funciona apenas em condições muito específicas. Na maioria das situações que já passei, havia poucas chances de ter algum dos meus bens restituídos.

No caso do seguro de bagagem, itens só são restituídos pelo valor atual. Não é como a maioria dos viajantes pensa, que o valor total ou o valor de compra do item será restituído. Além disso, dependendo do seguro de bagagem, custos dedutíveis podem ser adicionados dependendo do evento ocorrido. Esses custos podem ser maiores que o preço da substituição ou do valor atual do item perdido.

Uma vez tive minha câmera roubada. Após alguns anos, o valor dela era tão baixo que o seguro de bagagem não teria valido a pena. Existe ainda uma condição de que você precisa mostrar a nota fiscal de que havia comprado o item e que ele pertencia a você.

Um seguro de bagagem é útil para os seguintes equipamentos

  • Equipamentos esportivos caros (equipamento de mergulho, esqui, snowboard, equipamento de surfe, bicicleta)
  • Câmera e equipamentos de filmagem de alta qualidade

Você deve prestar atenção às condições impostas para que o seguro garanta que os itens estejam cobertos. Se você tem um seguro domiciliar, contate a seguradora para esclarecer se sua bagagem também está segurada em viagens internacionais.

 

Seguro para cancelamento de viagem, incluindo seguro para interrupção de viagem

O seguro para cancelamento de viagem ou também o seguro de cancelamento de custos com viagem faz sentido, mas não é uma necessidade. Nós nunca adquirimos um seguro de para cancelamento de viagem, porque nunca passamos pelo “pior cenário” – doença ou outras medidas preventivas antes da viagem.

No caso de um seguro para cancelamento de viagem, verifique se o seguro para interrupção de viagem está incluído, caso você tenha que cancelar sua viagem durante as férias, pelas razões listadas abaixo.

Quanto custa um seguro para cancelamento de viagem?

O valor do seguro para cancelamento de viagem é relativo ao custo da viagem, mas costuma ser quase insignificante.

Por que um seguro para cancelamento de viagem pode ser útil mesmo para o mochileiro mais “durão”?

Eu nunca adquiro um seguro para cancelamento de viagem. Por quê? Cancelar uma viagem por estar doente? Nunca na vida. Essa era nossa opinião. Mas tudo mudou um dia.

Exatamente duas semanas antes do começo de uma viagem, um colega teve a infelicidade de se machucar enquanto escalava e quebrou a cabeça do rádio (felizmente foram fraturas pequenas, não foi necessário fazer cirurgia). Entretanto, três dias antes da partida, ele ainda não sabia se poderia viajar. Aquilo seria muito amargo, ainda mais porque ele já havia gasto mais de R$2300,00 na viagem planejada.

Naquele momento, ele ficou chateado pela falta de cuidado em não ter contratado um seguro para cancelamento de viagem. Todos pensam apenas numa gripe, mas jamais pensam em situações piores.

No final, tudo deu certo: um dia antes da partida, ele tirou o gesso dos dois cotovelos e o médico autorizou que ele viajasse, desde que não tencionasse os braços. Assim, pudemos começar nossa viagem.

Como não costumamos fazer reservas com muita antecedência, geralmente com dois meses, nossos voos e acomodações, raramente adquirimos seguro para cancelamento de viagem. Mas por vezes acabamos contratando … 😉

 

Seguro viagem de responsabilidade civil

O seguro pessoal de responsabilidade civil durante as férias é necessário quando você fere outra pessoa ou danifica uma propriedade. Se alguém reivindicar qualquer dano, isso pode se tornar uma grande despesa para você.

Se você possuir um seguro viagem de responsabilidade civil, viagens para o exterior durante seis ou doze meses devem estar incluídas na cobertura. Por segurança, faça uma verificação ou contate sua seguradora.

Informação:
Na eventualidade de um assalto no quarto de um hotel, seu seguro pessoal de sua casa geralmente se responsabiliza, caso você possua um.

 

Cláusula-Mallorca nas viagens pela Europa

A Cláusula-Mallorca é um seguro adicional na Europa para aluguel de carros. Menos para Mallorca, cujo nome está presente. O seguro geralmente custa menos de 20 euros por mês. A proteção ao consumidor europeu recomenda este seguro. Nós pessoalmente preferimos consultar a empresa de aluguel de carros na Europa para ter todos os seguros inclusos e evitar ter que pagar à parte a Cláusula-Mallorca.

 

Uma dica final: faça uma lista de todos os seguros antes das férias

Faça uma lista dos números de emergência mais importantes e telefones dos seguros antes da viagem:

Seguro de saúde por lei

Seguro saúde internacional (seguro viagem contra doenças)

Seguro para cancelamento de viagem

Seguro contra acidentes

Seguro de bagagem

Seguro domiciliar

Seguro de responsabilidade civil

Telefone para bloqueio do cartão